SONHOS

 Gênesis 37:5-11

        Uma das maneiras que Deus falava no Antigo Testamento era através de sonhos. Uma das histórias mais impressionantes é sobre os sonhos de José, filho de Jacó. Não só o fato de Deus lhe mostrar em sonhos a maneira como iria usá-lo, como também o discernimento que tinha, da parte de Deus, para interpretar sonhos eram impressionantes

            Acredito que ele tenha obtido esse “dom” de interpretação após muitas provações até atingir certa maturidade, caso contrário, se ele soubesse o real significado de seus sonhos no início, teria evitado uma série de problemas com seus irmãos.                                                    

          Muitas vezes somos como o José adolescente, cheios de sonhos e promessas de Deus para nós, mas com pouca maturidade para absorver a mensagem e discernir a hora certa, para e com quem compartilharmos e também o tempo certo de seu cumprimento. Mas como saber se um sonho tem significado espiritual, ou como saber com quem podemos compartilhar? Como saber se nossos sonhos pessoais (realizações) estão alinhados com a vontade de Deus? Para respondermos a estas questões, precisamos seguir alguns passos.

1- Não agir como meninos – 1 Co 13:11-12                                                                                       

        A palavra chave é maturidade espiritual! No Antigo e até mesmo no Novo Testamento, antes do Pentecostes, o Espírito de Deus ainda não havia descido para fazer morada no homem. Por isso, comunicar Sua vontade através de sonhos era mais comum. Após o Pentecostes, essa forma de comunicação se tornou cada vez mais rara, pois o que os cristãos precisavam e precisam, é desenvolver um relacionamento de intimidade com o Espírito Santo que habita dentro de cada um de nós. Mesmo que uma mensagem pareça obscura, embaçada e com pouco entendimento, temos à nossa disposição o dom de discernimento de espírito, de palavra de sabedoria e de conhecimento a nosso favor (1 Co 12:7-11).                                                Mas aí você pergunta: “Então Deus não fala mais através de sonhos?” Sim Ele fala, mas nunca utiliza um sonho como finalidade em si mesmo, ou seja, o significado desse sonho precisa estar de acordo com a Bíblia e passar pelo crivo do discernimento de espírito, para não corrermos o risco de tomarmos importantes decisões a partir de sonhos que, às vezes, nem vieram da parte de Deus.                                                                                                                  

2- E os meus sonhos (projetos), como ficam? Pv 16:3                                                                      

         Muitos cristãos têm dificuldades de batalharem pelos seus sonhos por terem medo de não estar de acordo com a vontade de Deus. Talvez você fique chocado com essa afirmação, mas nós não temos sonhos pessoais. Isso acontece porque nós não pertencemos a nós mesmos. Fomos comprados pelo sangue de Jesus e tudo que temos e somos pertence a Ele (1 Co 6:19; 10:31). Ao invés de trazer tristeza ao seu coração essa notícia deveria causar exatamente o contrário. Durante muito tempo fomos ensinados que termos uma “vida secular”, ou seja, uma vida comum com nossas atividades diárias, fora e até longe das programações da igreja. Só que isso é a maior mentira que o diabo conseguiu implantar na mente de muitos cristãos que acabaram se tornando verdadeiros fariseus e “crentes domingueiros”.                                                                                                                                    Quando vivemos uma vida no Espírito, nossa casa nova é para a glória de Deus, nosso carro novo é para a glória de Deus, nosso cônjuge, nossos filhos... tudo é dEle e se usarmos tudo isso para exaltar e glorificar o nome dEle, Ele fará muito mais do que pedimos ou pensamos conforme O Seu poder vai operando em nós. Aleluia!                                                   

3- Tenha ousadia para sonhar! Is 55:8-9                                                                                    

        Não importa o quão grande sejam nossos sonhos, os planos de Deus são sempre maiores e melhores. Somente eles nos trarão verdadeira realização. Nem em seus mais ambiciosos planos, José poderia imaginar que chegaria aonde chegou. Nem mesmo em seus maiores sonhos, Daniel poderia imaginar que chegaria aonde chegou. O que eles têm em comum? Interpretaram sonhos de reis porque viviam os sonhos do Rei dos reis.                                  Temos que trocar nossa ambição por coisas materiais, por fome e sede das coisas espirituais. Quando isso, de fato acontecer, não teremos problemas em usufruirmos do melhor desta terra, pois nosso tesouro maior será a eternidade e as coisas desse mundo serão apenas o desfrute que o Papai celestial dá para aqueles que são fiéis e O buscam em primeiro lugar em tudo.          Muitos dizem: “Deus não deu ainda talvez porque não estou preparado para receber”. Então se prepare para receber, mude, peça que Ele provoque as mudanças necessárias para que você se torne quem Ele quer, para que viva os planos dEle para você.                                                    Assuma a posição de filho e aprenda a desfrutar daquilo que Jesus já conquistou para nós. Seja ousado para pedir a Ele (Jo 11:22; 14:13; 15:7, Ef 3:20). É nessa hora que não sabemos mais quais são os sonhos de Deus ou qual são os nossos, porque quando temos prazer em realizar Seus sonhos Ele não terá problema em realizar os nossos, porque ambos estão em um só espaço tempo, nossa “comida e bebida” é fazer a vontade do Pai. Tenha ousadia para viver para Deus com intensidade e se permita ser surpreendido por Ele em grandes realizações.  

           


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo