A GRANDE FAMÍLIA

 Mateus 12:46-50

Quando falamos sobre família, principalmente no meio cristão, sempre temos em mente a família, dita tradicional, pai, mãe e filhos. Mas sabemos perfeitamente que nem sempre é assim.

Temos famílias nos mais variados formatos que buscam suprir suas necessidades da melhor maneira possível. Temos mães solteiras, assim como casais com filhos de outros relacionamentos, tios ou avós que criam seus sobrinhos e netos, filhos adotivos, enfim, temos que estourar a bolha daquilo que julgamos ser “ideal” e lidar de forma bíblica com o que é “real”, com o que é a realidade de muitos de nós e lembrar que todos precisamos da graça e da misericórdia de Deus.

Jesus também veio inaugurar um novo estilo de família, onde corre o mesmo sangue, não de DNA humano, mas o de Cristo, nas veias e artérias espirituais de todo aquele que nasceu de novo. Fazer parte dessa grande família é a garantia de vida abundante e da eternidade com Ele; Aleluia!

 

1. Para quem é a grande família?

             Para fazer parte dessa grande família, precisamos nascer de novo (Jo 3:3). Tem que viver de fato e de verdade essa nova vida, na perspectiva divina e em obediência a Deus.

            Jesus apontou para os discípulos e disse que Sua família “são aqueles que fazem a vontade do meu Pai”. Para que essa família fosse constituída, Deus precisou entregar Seu único Filho (unigênito) para, só então, se tornar o Primogênito dentre muitos irmãos, ou seja, o primeiro a inaugurar uma nova raça, o último Adão, único capaz de nos fazer participantes da grande família de Deus (Jo 3:16; Rm 8:29; 1 Co 15:45).

  

2. Mas como é que fica minha família de sangue? (Lc 12:51-53)

            Lembra quando falamos sobre o “ideal” e o “real”? Pois bem, o ideal seria que todos se convertessem, mas como Deus deu o livre arbítrio, cada um tem direito de escolher servir a Ele ou não e nem todos escolhem a Cristo. No início do cristianismo, muitas pessoas que se convertiam eram entregues aos perseguidores pelos próprios familiares. Por isso Jesus diz que o inimigo do homem está dentro de sua própria casa (Mt 10:36)        Para refrescar nossa memória, durante a pandemia, quantos familiares denunciaram às autoridades os cultos e as reuniões nos lares. As igrejas foram tidas como a vilã, responsável por espalhar o vírus. Sendo que os cristãos, incluindo pastores, foram os que mais morreram por estarem na linha de frente ajudando a população.      A pandemia foi só um teste do Anticristo (para saber como está o alcance do controle mundial) com a permissão de Deus para nós lembrarmos que este mundo está no maligno e que todos aqueles que não se entregarem a Cristo serão facilmente manipulados pela besta e pelo falso profeta (Mc 13:12-13; 1 Jo 5:19; Ap 19:20).

            Não podemos tapar os olhos e fingir que essa não é a nossa realidade. A Igreja é o corpo de Cristo na Terra e não estamos aqui a passeio, temos que pregar estas verdades e anunciar a volta de Jesus!

3. Quem é mais importante para mim? Mc 12:30

            Jesus não estava desprezando sua família que queria falar com Ele. Ele apenas usou da situação para nos ensinar que devemos amar a Deus e à Sua obra acima dos nossos interesses mais preciosos.            A gente acha lindo ver Abraão sacrificando Isaque e recebendo o livramento de Deus, mas não paramos para pensar que Cristo quer isso de nós todos os dias, sacrifício diário (Mt 10:37-38).

            Alguns têm dificuldade de meditar nestas verdades porque vivem mais em busca dos próprios interesses do que dos interesses do Reino e a bíblia nos diz exatamente o contrário e ainda temos promessas de grandes bênçãos quando vivemos em obediência ao Senhor de nossas vidas (Mt 6:33).

            Até mesmo os discípulos que deixaram tudo e todos para seguirem a Jesus tiveram essa dúvida sobre a recompensa por sua decisão (Mc 10:28-30).   Entregar nossa vida a Cristo é um ato de fé e coragem. Por isso a comunhão entre os cristãos é tão importante. Somente O Espírito Santo pode proporcionar o senso de pertencimento à essa grande família de Deus.

            Por mais difícil que sejam as lutas e os desafios diários que as famílias tanto enfrentam, ou mesmo para muitos que não constituíram família nessa terra ou não se sentem parte de uma família, saiba que na grande família de Jesus há lugar para todos os que querem fazer a vontade do Pai.

            Independente do formato de sua família de sangue, saiba que somos unidos pelo sangue de Jesus! Ele nos comprou e nos uniu com o Pai através de Seu Espírito que faz morada em nós e nos faz coparticipantes da herança de Deus para os santos. E você, já faz parte dessa grande família?        

           

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo