O que queres de mim?

 Miquéias 6:8

Um dos maiores questionamentos dos cristãos é: “Mas, o que Deus quer de mim!?”

Sinceramente, todos nós queremos fazer a vontade de Deus, mas nem sempre sabemos por onde começar. É importante entendermos que Deus nunca vai pedir para nós fazermos algo que está além da nossa capacidade. Além do mais, tudo que Ele nos manda fazer, Ele mesmo nos dá as instruções, em sua palavra, de como fazermos e nos dá os dons e a unção para aquilo que não podemos fazer de forma natural.

Deus falou ao povo de Israel através do profeta Miqueias sobre o que realmente eles precisavam fazer para cumprir a Sua vontade. Afinal de contas, eles achavam que Deus estava exigindo demais deles. Você já pensou assim? Parece que às vezes Deus está pedindo coisas além daquilo que conseguimos fazer. Mas será isso mesmo? Vamos ver os três passos que nos levam a viver no centro da vontade de Deus, segundo aquilo que Ele declarou nesse texto.

 

I – Façamos o que é direito – Gl 6:9

Infelizmente, devido ao individualismo e à nossa cultura do "jeitinho brasileiro", muitos se perguntam: "O que eu vou ganhar com isso?" Mas na verdade devemos entender que temos que fazer o que é certo, pelo que é certo, simplesmente pelo fato de ser correto fazer o certo.

O individualismo nos faz querer levar vantagem em tudo e sobre todos. Muitos querem receber a glória de fazer o que é certo. Acontece que o certo sempre teve que ser certo e temos que fazer o bem sem esperar nada em troca, simplesmente por ser essa a vontade de Deus (Mt 6:1-4).        

Algumas coisas que são os “direito” e que Deus quer que a gente faça: a) Temos que orar. Você acha que que Deus quer que você ore? Pois bem, orar é algo que sabemos que precisamos fazer e nem sempre fazemos. Temos que ler e estudar a bíblia todos os dias. b) Sabemos que há promessas de prosperidade se meditarmos na Palavra (Sl 1:2-3). c) Temos que cuidar bem do nosso corpo. Você sabe que precisa se alimentar bem e fazer exercícios físicos constantemente? (Ef 5:29) d) Temos que cuidar bem das nossas finanças. Você sabe que precisa ter uma vida financeira organizada e ser um bom mordomo de tudo aquilo que Deus te deu? e) Temos que falar do amor de Deus a outras pessoas. Você sabe que precisa dar bom testemunho onde quer que vá e que as pessoas que estão próximas de você precisam ouvir o evangelho sair da sua boca? (At 4:20) Essas e muitas outras coisas fazem parte do "fazer direito" e muitos de nossos problemas são porque nós não fazemos estas coisas básicas da maneira que deveríamos.

Poderia continuar falando sobre perdão, sobre mágoas, sobre orar pelos nossos inimigos... a lista é grande sobre o que Deus espera de nós.

 

II – Que amemos uns aos outros com dedicação- Jo 17:21

O maior Pilar do cristianismo é a comunhão. Um dos grandes mandamentos do novo testamento é o “uns aos outros”. Para vivermos a prática desse mandamento temos que colocar algumas coisas em ordem na nossa vida e a maior delas é o tempo. Tempo para estarmos juntos, tempo para dedicarmos ao próximo, tempo para socorrer os necessitados, tempo para que as pessoas vejam a unidade no corpo de Cristo.

Outra coisa que precisamos organizar em nossa vida, são nossas finanças. Para ajudarmos o próximo temos que ter a nossa vida financeira organizada, caso contrário nós é que seremos aqueles que estão sempre precisando de ajuda e alguém vai ter que ter a vida financeira organizada para nos ajudar. A promessa nas escrituras é que teríamos para emprestar a muitos e não tomar emprestado, ou seja, temos que ser aqueles que ajudam, pois "melhor é dar do que receber" (Dt 15:6; At 20:35). Amar o próximo com dedicação é servir às pessoas sem julgamentos (se merecem ou não), pois não é sobre as pessoas, mas estamos fazendo para Cristo (Mt 25:40; Pv 25:21-22; Rm 12:20; Cl 3:23-24).

A palavra de Deus diz por um amigo ou por um irmão é capaz que alguém queira morrer, mas pelo seu inimigo duvido que alguém queira morrer (Rm 5:7). Temos que amar o próximo e o próximo é o necessitado não só financeiramente, mas o necessitado espiritual e muitas vezes é abastado financeiramente, mas carente emocional e espiritualmente.  A esses nós temos que ter um olhar de amor para com eles.       

A vida anda tão corrida e as pessoas sem tempo, que só o fato de pararmos para dedicar um tempo para ouvirmos alguém já é de grande valor, quanto mais ensinar as verdades das Escrituras!

 

III – Que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus

É interessante notarmos algumas versões das escrituras e essa tradução na linguagem de hoje caracteriza bem aquilo que precisamos fazer no que diz respeito à obedecermos a Deus. Andar humildemente em obediência a Deus! A palavra “humildemente” demonstra que satisfazer a vontade de Deus não é satisfazer às nossas vontades e nem que Deus está lá para fazer tudo o quanto nós queremos que Ele faça. Ser humilde é entender que mesmo quando eu for decepcionado, mesmo quando as coisas não saiam do meu jeito, mesmo que eu tenha que fazer algo que eu não queira fazer, mesmo que eu me sinta muitas vezes injustiçado... Enfim a minha vida precisa glorificar a Deus em toda e qualquer situação mesmo que eu seja humilhado para isso e entender isso nos dias de hoje é muito complicado, pois o evangelho que está sendo pregado por aí não é isso, tem exaltado o homem às custas da humilhação de Cristo e isso não é evangelho.

Obedecer humildemente a Deus é cumprirmos a Sua vontade, cumprirmos o seu propósito e estabelecer Seu reino em nossa vida e na vida das pessoas que nos cercam. Lembrando que em tudo isso, temos o Espírito Santo que nos capacita e impulsiona, nos fortalece e nos dá alegria, prazer e realização em cumprirmos Sua vontade. Não é pelo que fazemos que somos amados por Ele, pelo contrário, por nos amar é que Ele quer nos usar para a Sua glória, é um grande privilégio, você aceita servi-lo?          

           

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo