Esteja "on"

 1 Samuel 3:1-10

Estamos vivendo no período que trouxe consigo muitos benefícios e facilidades e uma delas é o mundo on-line.

Não podemos negar que a economia de tempo e de recursos financeiros ajudou e muito em nossa comunicação. Com apenas um aplicativo, podemos conversar em uma chamada de vídeo com alguém do outro lado do mundo de forma instantânea. Podemos até mesmo fazer muitos “amigos” com apenas um click e igualmente desfazer deles também.

On-line significa literalmente ‘na linha’ e quer dizer que uma pessoa está disponível ou está acessando determinada rede social. A forma abreviada “on” é uma espécie de gíria da nova geração, igual quando passamos a chamar a televisão de TV.

É horrível quando vemos que a pessoa está on-line e não responde nossas mensagens e igualmente horrível quando nos deixa no “vácuo”. A vontade de Deus é que estejamos sempre acessando o mundo espiritual através de uma vida no Espírito e que estejamos disponíveis à Ele quando Ele quiser falar com a gente.

 

1 – Deus está salvo em seus contatos? V.9

            Quando ‘salvamos’ uma pessoa em nossa agenda e recebemos uma ligação ou uma mensagem, aparece a foto da pessoa e logo a reconhecemos.

Samuel ainda não havia recebido nenhuma mensagem ou chamada da parte de Deus, então “mostrou o número” para Eli que logo lhe mandou salvar para receber a mensagem. É interessante que o mesmo nome que usamos para garantir o acesso de alguém às nossas redes ou a nossos status é “salvar”. Não tem como termos acesso à vontade de Deus se não formos salvos por Ele.              Muitas pessoas não reconhecem ou não obedecem à voz de Deus pelo simples fato dEle não fazer parte de sua rede de contatos. Mas a vontade de Deus sempre foi estabelecer contato direto (sem intermediários) com seus filhos. 

 

2 – Mais que seguidor, amigo! – v.1

Seguir alguém nos dias de hoje é muito diferente dos tempos bíblicos. Quando os discípulos começaram a seguir a Jesus, isso significava deixar tudo para viver e aprender com Ele (Lc 5:11; 18:28).

O sumo sacerdote havia perdido sua comunhão com Deus, a lâmpada (palavra revelada) de Israel estava quase se apagando, Eli estava perdendo sua visão física, como consequência da falta de visão espiritual (v. 2-3). Ministrava diante do Senhor apenas para cumprir seu ofício sacerdotal (Is 29:13). Seguia a Deus, mas não tinha intimidade com Ele. Deus nem falava mais com ele. O pior de tudo era que Eli estava ensinando o menino Samuel a fazer o mesmo que ele, pois não havia lhe ensinado a ouvir a voz de Deus. Não podemos ensinar somente o culto a Deus, mas levar pessoas a terem um relacionamento pessoal com Cristo (Mt 23:15). O que vemos nas fotos e vídeos dos blogueiros e youtuber’s não corresponde à realidade. Dancinhas e firulas retiram de nós o que temos de mais precioso – o nosso tempo – que poderia estar sendo investido em nosso relacionamento pessoal com Cristo. Assim como Jesus fez seus seguidores de amigos, Ele quer o mesmo de nós (Jo 15:15).

 

3 – Sou todo ouvidos – v.10

            Outra palavra com um significado bem mais profundo que nos dias de hoje é ouvir. Nos tempos bíblicos, ouvir a voz de Deus implicava em obedecer (Hb 3:15). Ouvir e não obedecer é provocar a ira de Deus. Quando Samuel responde: “Fala que o teu servo ouve”, é como se dissesse: “Tudo o que o Senhor falar, eu irei obedecer”.

            Não é que Deus não está falando nos dias atuais, não é que não está havendo revelação da Palavra. Ele tem falado, tem comunicado Sua vontade e, o pior de tudo, muita gente têm ouvido a Sua voz, mas não tem obedecido ou simplesmente não consegue reconhecer a Sua voz pelo fato de ser apenas seguidor e não amigo de Cristo.

            Jesus poderia ter vindo em nossa época, sua mensagem teria muito mais alcance com as redes sociais, você não acha? E porque ele não fez isso? Porque relacionamento se faz com convivência. Quando lidamos com os defeitos e qualidades de alguém e mesmo assim permanecemos firmes e amadurecemos nossos relacionamentos.                       

            Apesar dos click’s evitarem os conflitos, eles geram uma vida superficial e vazia. Deus nos chamou para vivermos e convivermos com Ele, através do Espírito Santo e da comunhão com os irmãos. Estar “on” é viver no Espírito, em comunhão na Palavra, na oração e na Igreja do Senhor.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo