Um pouco de Pedro em nós

 Mateus 16:13-27

Uma das coisas que tornam a Bíblia Sagrada um livro único e maravilhoso, é que ela não é um amontoado de regras e leis ou teorias filosóficas acerca do pós vida. Não! Quando lemos a Palavra de Deus, nós enxergamos a história real de pessoas reais que tinham problemas reais. Isso nos identifica o bastante para percebermos que o Evangelho é algo simples para ser vivido de forma simples e que nos transforma à medida que caminhamos com Cristo.

Uma pessoa das Escrituras que revela esta verdade é Simão. Esse é o nome de nascimento do Apóstolo Pedro. Mas antes de ser forjado apóstolo, precisou ter seu nome mudado para Pedro. Isso por que o nome tem tudo a ver com quem somos, não apenas na cultura judaica.

A trajetória de Pedro nos mostra o quanto Deus nos ama, não abre mão dos planos dEle para nós e que, sim, é possível viver os propósitos de Deus quando nos deixamos moldar por Ele.

1 – Tu é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja!

            Logicamente, a igreja é fundamentada em Cristo, a principal pedra, o alicerce da Igreja. Mas a igreja está edificada sobre o fundamento dos Apóstolos (Ef 2:20). E é sobre esse fundamento que Jesus muda o nome de Simão para Pedro.                     Jesus enxergou o futuro Pedro, ao ver sua disposição em ter e revelar os segredos do Espírito. Era desse tipo de cristão que a igreja ia precisar.

Cristãos que vivem a Palavra e andam no Espírito Santo sempre irão se destacar no crescimento e desenvolvimento do Reino de Deus. Pessoas simples, com suas lutas diárias, mas que não se deixam levar pelas dificuldades, levam suas dificuldades a Deus e ainda as usam como testemunho para se conectarem com pessoas.

 2- Para trás de mim Satanás! Você é uma pedra de tropeço.

            É incrível como o mesmo fogo que serve para aquecer, pode incendiar, a mesma água que nos limpa e refresca, pode nos afogar. Tudo depende de quem está usando e com qual objetivo está usando. Jesus é a Pedra de edificação para os que creem, mas também pedra de tropeço para os que O rejeitam.

            Acredito que Simão se empolgou tanto em ter se tornado Pedro que deve ter pensado: “Agora que subi de cargo, tenho que ensinar algumas coisas a Jesus”. Não importa o quanto você acha que vale para Deus (é muito, pode ter certeza) mas nunca, eu disse NUNCA se esqueça que Ele é o Senhor de sua vida. Ele tem tudo planejado desde antes da fundação do mundo. Ele não precisa de nossa ajuda, Ele decidiu querer nossa cooperação. E quando fazemos qualquer coisa, por menor que possa parecer, que vá contra Seus princípios estabelecidos, tomamos o lugar de Satanás. Parece duro demais, acho que Pedro e os demais presentes naquele episódio devem ter achado a mesma coisa, mas não vimos Jesus voltando atrás. Seja um cooperador do Evangelho, não apenas ‘não atrapalhando’, mas contribuindo para a edificação da Igreja.

Não é porque uma pessoa é usada por Deus que ela não erra, mas devemos reconhecer nossos erros, nos arrepender, confessar e não errar mais na mesma área. Não seja uma pedra de tropeço dentro ou fora da igreja.

 3 – Vocês estão sendo utilizados como pedras vivas – 1 Pe 2:4-9

            Como sabia do significado do seu nome, Pedro deixa claro que cada um de nós é responsável pela edificação do Corpo de Cristo. Ele é quem mais fala sobre a importância de sermos ‘pedra’ e deixa claro que Cristo e não ele é a pedra principal.

             Jesus não precisava de Pedro, ou dos outros discípulos, ou mesmo de nenhum de nós. Não se trata de uma necessidade, mas de um privilégio. Deus enviou Seu Filho por amor, Jesus morreu por amor, enviou seus discípulos para curar, libertar e pregar salvação por amor e quer que a gente sirva a Ele pelo mesmo motivo, por amor. Amor a Deus, a nós mesmos e ao próximo.

            Pedro andou sobre as águas, afundou, cortou a orelha de um soldado, foi o mais repreendido por Jesus, O negou três vezes, se arrependeu, mas não se perdoou pelo que fez e voltou a  pescar, mas foi restaurado por Jesus e o único que ouviu “apascenta as minhas ovelhas”.

            Após ser cheio do Espírito Santo, pregou diante dos fariseus e três mil vidas se converteram, curou um aleijado na porta do templo, pregou outra vez e quatro mil vidas se converteram, sua sombra curava pessoas, enfim, ele foi uma pessoa comum, usado de forma incomum. Deus quer levantar “Pedros” para esta geração. Nós somos a geração eleita e convocada por Deus para esse tempo.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo