CONSAGRADOS

 Levíticos 8:22-24

Alguns textos da bíblia são bastante curiosos e nos levam a uma leitura mais cuidadosa, onde temos que pesquisar seus significados para vermos se tem alguma aplicação para nossa vida nos dias de hoje.

Logicamente, segundo a própria bíblia, tudo o que foi escrito, “para o nosso ensino foi escrito” (Rm 15:4) então, não podemos ignorar os escritos, mesmo que nem sempre a gente consiga, logo de cara, aplicá-los.

Quando Deus estava ordenando a Moisés que consagrasse a Arão como sumo sacerdote e a seus filhos como sacerdotes, o sangue do cordeiro morto deveria ser colocado na ponta da orelha, no polegar da mão e do pé direitos. Mas o que isso tem a ver com a gente hoje? Como podemos aplicar esse ensinamento em nossos dias?

Calma, antes da gente sair por aí matando um carneiro para ensanguentar nossos membros, vamos ver o que podemos aprender com essas ordens do Senhor a Moisés.

 

1 – A ponta da orelha direita.

            A ponta da orelha direita era tocada pelo sangue do cordeiro. Isso apontava para a consagração da mente do sacerdote que precisava estar atento à voz de Deus. Aquele ditado: “Entrou por um ouvido e saiu pelo outro”, serve apenas para falar da falta de interesse de uma pessoa por determinado assunto. Não tem como “des_ouvir” algo, pelo contrário, podemos até ignorar, fingir que não ouvimos, desobedecer, enfim, as desculpas são muitas para não atendermos à voz de Deus, mas que Ele fala conosco, Ele fala. Seja através da Palavra, de uma música, de uma pegação, testemunho, uma frase no para-choque, se estivermos atentos, Deus fala com a gente o dia inteiro, inclusive comunicando Sua vontade através do Espírito Santo que habita em nós.

            Nossos ouvidos são consagrados ao Senhor que nos comunica Sua vontade. Como é gratificante ouvir Deus comunicando Sua vontade a nós e vermos Sua vontade se cumprindo através de nós, aleluia! (Sl 40:8)

 

2- O polegar da mão direita.

            O polegar da mão direta era tocado pelo sangue do cordeiro. Isso apontava para a consagração das obras de nossas mãos. A bíblia fala que nossas mãos são santas, isso porque fomos chamados para fazer uma grandiosa obra nesta terra (1 Tm 2:8).

            Os atos de justiça praticados por nós são a manifestação da vontade de Deus aos homens. Isso é muito sério, pois quando falamos ou fazemos qualquer coisa, as pessoas sempre irão buscar enxergar algo que venha de Deus através de nós, por isso somos tão cobrados; mas não é para menos, afinal, somos representantes oficiais de Deus aqui na terra. Esse é o significado de embaixadores (Ap 19:8; 2 Co 5:20)

 

3 – O polegar do pé direito.

            O primeiro nome dado ao Cristianismo era o “Caminho”. Isso porque Jesus disse ser O Caminho. Nossa vida é uma jornada e cada passo precisa nos aproximar do centro da vontade de Deus. Se nos voltarmos para a direita ou para a esquerda, ouviremos a voz de Deus nos colocando de volta no centro de Sua vontade (Is 30:21).

            Uma parte da armadura de Deus em Efésios é calçarmos os pés com a prontidão do evangelho da paz (Ef 6:15). Isaías afirma a beleza dos pés que se apressam para proclamar boas notícias, pois é isso que o Evangelho é, a boa notícia de salvação ao mundo perdido (Is 52:7)

 

4 – Consagrados!  

            A consagração dos sacerdotes era uma demonstração da santidade de Deus e de como Ele queria ser adorado. Toda forma de adoração que não está de acordo com aquilo que Deus quer de nós é vã. Não podemos esquecer que nós, os cristãos que formam a Igreja santa do Senhor, somos um reino de sacerdotes. Embora a lei tenha se cumprido em Cristo, a santidade deve ser ainda mais excelente do que a do primeiro testamento.

            Somos santos! Devemos buscar preservar nossa santificação, caso contrário não veremos a Deus. Se o povo da antiga aliança, por receber a Lei, foi chamado de deuses, quanto mais nós que somos morada do próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo (Hb 12:14; Sl 82:6; Jo 10:34-36; 1 Ts 5:23).

            Deus não quer nada menos de nós do que a perfeição. Tudo que é necessário já foi feito para alcançarmos a imagem e semelhança de Cristo, nosso padrão e nossa meta de vida. Ele nos santificou no corpo, na alma no espírito. Consagrados quer dizer tornados santos e santo significa separado deste mundo por Deus para vivermos para Ele. Tenha uma vida consagrada!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo