O mundo vai acabar?

 Mateus 24:3


Uma das grandes preocupações da humanidade é se esse mundo vai acabar. Seja por questões climáticas, onde os defensores do ecossistema afirmam que a degradação dos biomas naturais vai levar a um colapso ambiental, ou por lideranças das mais diversas religiões que afirmam, de alguma forma, o fim de todas as coisas para que todos vivam em um novo plano espiritual, seja em outra dimensão ou aqui mesmo na Terra; então sim, na perspectiva de muitos, esse mundo um dia vai acabar.

Mas o que a Bíblia diz sobre o fim do mundo? Porque não se ouve pregações sobre esse tema, já que é tão importante? Quando irá acontecer e qual será o fim de todas as coisas? Para responder as essas e outras perguntas, precisamos estar dispostos a estudar a fundo a Palavra de Deus, pois ela é infalível e a única com autoridade para dizer o que e como tudo vai acontecer.

Antes que você se pergunte o que tem a ver com isso e como isso poderá lhe ajudar, é importante lembrar que se trata de sua vida e da vida das pessoas que você ama e que, de acordo com a Bíblia, está muito próximo de acontecer.

 

1 – O que a Bíblia diz sobre o fim do mundo?          

        Em Gênesis 3:15 Deus fala para a “serpente” sobre seu destino final. Como se mata uma cobra? Esmagando a cabeça! Isso vai acontecer através da Igreja que é o corpo de Cristo (Rm 16:20).

Quando o homem caiu no pecado ao desobedecer a Deus, a sentença a todos os envolvidos foi dada. O governo de toda a criação foi dado para o inimigo e sofre sob maldição (Rm 8:22). Deus se irou contra o homem e o separou de Sua presença, cumprindo assim o que disse, que no dia em que comessem do fruto proibido eles morreriam (Gn 2:17). Mas talvez você diga: “Mas eles não morreram, apenas foram expulsos.” Separação de Deus é MORTE!

Sim, mas o que tudo isso tem a ver com o fim do mundo? Já ouviu aquela frase que diz: “Se você não sabe de onde vem, não sabe para onde vai”? Esse mundo precisa acabar porque está debaixo de maldição e sob o governo do maligno. Como ele sofrerá condenação eterna, logo tudo e todos que estiverem nele padecerão a mesma condenação (Mt 25:41).

 

2 – Por que não se ouve pregação sobre esse tema?

            Ao se perguntar o por quê não tem pregação sobre esse tema, posso te responder com outra pergunta: Não tem pregações ou você não procura saber sobre o assunto?

            Muitas pessoas leem o livro de Apocalipse ou pesquisam sobre assuntos relacionados ao tempo do fim apenas a título de curiosidade ou para debater sobre as polêmicas que envolvem o tema. A grande maioria das pessoas estão mais interessadas em resolver os problemas desta vida e poucos são os que se importam com a eternidade. Uma prova disso é a falta de interesse de muitos já nesse ponto da mensagem.

            Cristo sempre desejou que Sua Igreja vivesse na iminência da Sua volta. Isso porque se não tivermos essa “urgência” em nosso coração, vamos nos envolvendo em muitas outras atividades que não estão ligadas ao Reino de Deus. O dever da Igreja é pregar o Evangelho de Salvação a toda criatura (Mt 24:14).            

        Outra razão para não se ter tanta procura por pregações sobre o fim dos tempos, pasmem, é porque isso causa “desconforto” em muitas pessoas e muitas mensagens são evangelísticas. O que deveria ser motivo de grande alegria para muitos é motivo de pânico para outros. Sim será terrível o grande Dia do Senhor, pois Ele derramará sua ira sobre toda impiedade e injustiça, mas salvará os seus e os levará para reinarem em glória com Ele (Rm 2:5-11).

 

3 – Quando irá acontecer e qual será o fim de todas as coisas? Mt 24:35-42

            Jesus afirma que os céus e a terra passarão, mas as suas palavras não. É mais fácil acabar céu e terra do que suas palavras deixarem de se cumprir.  Embora o momento exato de Sua volta esteja restrito somente à ordem do Pai, Cristo deixou claro que os sinais de Sua vinda estariam evidentes.

            A grande maioria das pessoas estarão vivendo suas vidas normalmente, sem dar muita importância aos alertas dos “fanáticos” cristãos. Isso fica claro quando Jesus faz comparação com os dias de Noé. Outra característica dos tempos de Noé era a total depravação moral; era como Sodoma e Gomorra, que foi destruída por causa dos mesmos pecados (Lc 17:26-29). Muito ainda temos a aprender sobre esses eventos que estão próximos, não percam!

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo