A Igreja foi criada para governar

 Salmo 145:13

O domínio que o ser humano exerce sobre a natureza e sobre o meio em que vive é algo dado por Deus. Fomo criados para dominar sobre toda a criação, mas, desde que Adão entregou o domínio deste mundo nas mãos da “serpente”, a humanidade e a natureza têm sofrido com as sérias consequências da desordem natural e com o poder do pecado sobre os seres humanos.

Jesus Cristo conquistou o poder e a autoridade sobre todas as coisas e deu tudo isso para a Igreja, mas não retirou o direito do inimigo sobre esse mundo. (Ef 1:22; Cl 1:18; Jo 14:30)

Mas por que tantos cristãos ainda vivem dominados pelas circunstâncias e por que esse mundo vai de mal a pior todos os dias? Ou pior ainda, por que muitos cristãos ainda vivem dominados por alguns tipos de pecado e pelas vontades da carne?

Quando olhamos para a jornada do povo de Israel quando saiu do Egito, podemos perceber muita semelhança com a Igreja ainda presente no mundo e aprendermos a exercer o governo que Cristo conquistou para nós.

1. Saíram do Egito, mas o Egito não saiu deles

Mesmo após serem libertos, os israelitas ainda tinham a mentalidade de escravos. Davam ouvidos às pessoas que estavam com eles no cativeiro (Nr 11:4-6). Tem muita gente do Egito em seu deserto? A pior companhia nos momentos de luta é aquela que te faz sentir saudades do mundo.

Andar com pessoas que têm o mesmo propósito é fundamental para uma mudança de mentalidade. Como andam suas companhias? Sobre o que vocês conversam? Sobre planos, projetos, sobre como expandir o reino de Deus e crescer em todas as áreas ou vocês falam de assuntos que não irão edificar em nada suas vidas? (1 Co 15:33; 2 Co 6:14; Am 3:3).

            Ande com pessoas que tem o mesmo tipo de aliança que você, que tenha os mesmos valores e te incentivam a orar, buscar a Deus, fazer cursos ou ler bons livros, aprender coisas novas e a crescer rumo à imagem perfeita de Cristo.

            Se quisermos exercer o governo de Cristo, temos que aprender e nos deixar governar por Ele. Para ter a mente de Cristo, temos que transformar a nossa!

            2 ° - Seja forte e corajoso! Dt 31:7-8

Por incrível que pareça, existe muita gente que tem medo do sucesso, medo de ter uma vida melhor e de se tornar referência em algo. Esse tipo de mentalidade precisa ser mudada pois nos impede governar.

            Antes de morrer, Moisés fez questão de chamar Josué diante de todo o povo e encorajá-lo a levar Israel à conquista da terra prometida. Você acha que foi fácil para Josué ser o sucessor de Moisés? Mais tarde, no livro de Josué vimos Deus falando as mesas palavras para ele novamente. Já havia uma promessa de Deus para a vida daquele povo, já havia uma ordem de Moisés e o testemunho diante de todos, afirmando que Josué havia sido o escolhido e mesmo assim, ele precisou ser encorajado várias vezes. (Dt 34:9; Js 1:16-18)

            Alguma semelhança com a Igreja do Senhor nos dias de hoje? Nós sabemos que somos mais que vencedores, sabemos que O Senhor nos deu autoridade sobre todo poder do maligno e que podemos fazer obras maiores do que Jesus fez e mesmo assim, muitas vezes nos fazemos de “pobres coitados”, para fingir humildade.

            o se limite àquilo que seus olhos veem, viva pela fé, seja forte e corajoso para ser quem Deus te escolheu para ser!

             3°- O governo da Igreja vai além! Jo 18:36   

Para aqueles que pensam que governar é ter muito dinheiro e poder político, estão totalmente equivocados. O poder da Igreja vai muito além do que o homem natural pode imaginar. Cristo Deixou claro que o Reino que Ele veio estabelecer não era deste mundo. Quando Jesus fala que, ao buscarmos o reino de Deus e a Sua justiça, as demais coisas serão acrescentadas; toda e qualquer riqueza material ou posição social se tornam “demais coisas” falando em nossa língua, se torna “resto”.

As maiores riquezas materiais não passam de migalhas espirituais, mas enquanto não entendemos isso e vivermos correndo atrás destas coisas, não seremos capazes de governar sobre elas, pois lhes somos seus servos.

            O domínio que Deus exerce através da Igreja precisa exaltar o Seu nome e Sua obra. Apesar de estarmos no mundo, estamos livres da influência dele (Jo 17:15; Rm 6:14) e podemos influenciar as pessoas com o poder do Evangelho. Para isso temos que ter coragem e a mente de Cristo. Está na hora de tomarmos posse de nossa herança!

  

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo