SE CONTROLA!

 Salmo 100:3

Em meio a tantos descontroles no mundo, ultimamente o maior descontrole está dentro das pessoas. Apesar de que, o descontrole exterior é apenas uma consequência externa do que está dentro de nós.

            O descontrole emocional acontece pelo menos em três etapas: quando não sabemos o que fazer diante de alguma situação, quando sabemos o que fazer, mas mesmo assim não conseguimos fazer e quando não sabemos a origem, o porquê de estarmos descontrolados.

            Mas o que a Palavra nos ensina sobre autocontrole? Como podemos enfrentar uma situação dessas sem pecar? E como evitar esse tipo de situação?

            Para obtermos respostas as estas perguntas precisamos ter como base nosso texto de Salmos 100 verso 3. Estas respostas serão pérolas preciosas que nos ajudarão a melhorar não só a nós mesmos, como o ambiente e as pessoas à nossa volta.

           

1 – O que a Palavra nos ensina sobre autocontrole? – Sl 37:5

            A primeira coisa que devemos fazer é reconhecer que O Senhor é Deus. É muito fácil citarmos versículos bíblicos para os outros, mas viver eles, parece que já se torna mais complicado. O maior descontrole do barco que estava naufragando com Jesus dormindo dentro era o descontrole dos discípulos. A tempestade maior dentro deles.  

A Bíblia nos manda confiar em Deus! Ele está no controle de tudo! E para que essa confiança se torne inabalável, Ele colocou Seu Espírito dentro de nós para nos dar domínio próprio. Uma das virtudes de uma pessoa espiritual é manter o controle quando tudo e todos estão apavorados.

  2 - Como podemos enfrentar uma situação dessas sem pecar? I Ts 5:17

             O Senhor nos fez e pertencemos a Ele. Ele criou nossas emoções, apesar delas terem sofrido alterações por causa do pecado, quando temos uma vida controlada pelo Espírito, entendemos que, mesmo diante das lutas, das provações ou/e  tribulações, quando nos vimos de pés e mãos atadas, nossos joelhos permanecem livres para se dobrarem diante de Deus.

            A melhor maneira de enfrentar as adversidades sem pecarmos é com oração. Joelho no chão, boca no pó, jejum, quebrantamento de alma, lágrimas e prantos. Tudo isso nos faz lembrar que aqui não é o nosso lar e que precisamos clamar Maranata! Vem logo Jesus, nos buscar desse mundo perdido!

            Entenda que, se nós pertencemos a Deus, mesmo que “nosso homem exterior se corrompa” ou seja, mesmo que sejamos mortos, (2 Co 4:16) a morte é só o carimbo de nosso passaporte para a eternidade.

            Enfrentamos adversidades sem pecar quando retiramos nossa expectativa desse mundo e a depositamos na eternidade, quando pensamos mais nas coisas que são do alto do que nas que são daqui da terra. 

3. E como evitar esse tipo de situação? Sl 91:1

            A melhor maneira de não ter problema é evitando-o. Quando a Bíblia diz para fugirmos da aparência do mal, (1 Ts 5:22)  com certeza, isso inclui muitas confusões que nós procuramos com nossas próprias mãos. Seja endividamento financeiro, fofocas, criação de filhos, problemas no casamento, tudo isso muitas outras áreas poderiam se tornar leves e suaves se tomássemos decisões pautadas nos princípios bíblicos para essas e várias outras áreas. O que nos leva de volta à resposta da primeira pergunta.

            Mas a pergunta é sobre como podemos evitar o descontrole diante de situações que nos tiram do sério. Lembre-se do final do versículo três do Salmo 100: “somos o seu povo, o rebanho que Ele pastoreia” (NVT). Quando somos ovelhas do Supremo Pastor e andamos em Seu rebanho, aprendemos que, mesmo diante das aflições poderemos vencer, pois Ele venceu.

            Mesmo que o mundo não admita, mas a igreja é o local de cura, não só física, mas, principalmente, cura emocional e espiritual. Restaura pessoas dos vícios químicos e emocionais, como bebidas, drogas, ódio, mágoa, raiva, invejas e brigas. Quantos casamentos restaurados, quantas vidas salvas da depressão, do suicídio! Quantas crianças, adolescentes e jovens que buscam a Deus e não causam problemas para suas famílias e para a sociedade. 

            Somos sim, ovelhas de Seu pasto, nos escondemos à sombra das asas do Todo poderoso e descansamos nEle mesmo quando tudo parece perdido, pois Ele é nossa única esperança.

            Por isso, vê se “Se Controla!” e não caia na onda de desespero que esse mundo sem Deus está vivendo, pois nós não somos desse mundo!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo