É melhor ficar calado?

 João 18:38

Em uma época onde a guerra ideológica tem tomado o lugar cada vez mais relevante nos relacionamentos, discordar do outro nem sempre irá garantir um bom debate inteligente para que surjam novas ideias.

            Ter alguém para discordar de nós e nos mostrar outro ponto de vista, faz bem para exercitarmos nossa liberdade de expressão e de livre pensamento.

            Ao contrário do que muitos pensam e ensinam por aí, Deus quer que tenhamos uma mente aberta e pensante. Ele faz questão de responder aos questionamentos sinceros daqueles que realmente querem conhecer a Verdade.

            O silêncio de Cristo diante do questionamento de Pilatos sobre o que é a verdade, tem muito a nos ensinar sobre Eclesiastes 3:7b que diz “que há tempo de falar e tempo de ficar calado”.

            Quando aprendemos a usar esse tempo corretamente, nos tornamos sábios, pois diante de algumas circunstâncias não podemos nos calar, enquanto diante de outras, é melhor ficar calado.

 1 – Mas, o que é a Verdade? – Jo 14:6

            Infelizmente, muitos cristãos não sabem como responder à pergunta sobre “o que é a verdade”, pois são influenciados por conceitos da filosofia que afirmam não haver verdade absoluta.

            Jesus Cristo, o Filho de Deus é a verdade. Ele é o único caminho que leva a Deus e também é a própria vida eterna para quem quer viver além dessa vida aqui. Como cristãos, professamos essas verdades que não podem mudar e, em obediência a Deus, as pregamos para todos, pois temos essa obrigação. Quanto a essas verdades não podemos nos calar. Precisamos falar em toda oportunidade ( 1 Co 9:16; Cl 4:3).

            Mesmo que não queiram nos ouvir ou nos chamem de fanáticos ou seja lá qual rótulo o mundo queira nos colocar, já temos um selo que é o sangue de Cristo. Melhor do que ser rotulado pelo mundo é ser selado pelo sangue de Jesus!

  2 – É melhor ser feliz do que ter razão – Is 53:7

             Um dito popular para quem quer evitar discussão afirma que “é melhor ser feliz do que ter razão”. Quando Jesus se calou diante de seus acusadores, Ele estava querendo ser feliz. Não porque Ele não queria discutir, pelo contrário, sempre que entrava numa discussão, Ele calava a boca de seus oponentes com apenas poucas palavras. Ele queria ser feliz porque estava obedecendo uma ordem do Pai: “morrer pela humanidade”. Se Ele abrisse a boca em defesa própria, não teria sido crucificado.

            Muitas vezes temos que nos calar, mesmo que com isso, a gente saia envergonhado ou humilhado de uma situação, desde que Deus seja exaltado através de nossa atitude. É fácil? Depende! Depende de nosso nível de maturidade espiritual. Fatos assim, nos ajudam a medir o tamanho do nosso orgulho, pois quando sabemos “quem” somos em Cristo, deixamos que Ele nos justifique (Rm 8:33).

 3. Aprenda a discernir os tempos -  Mt 16:2-3

            Jesus critica os mestres da Lei por saberem interpretar a previsão do tempo e não conseguirem fazer o mesmo com as coisas espirituais. Em outras palavras, assim como o estudo dos fenômenos naturais leva a um conhecimento capaz de prever o que irá acontecer com o clima; de igual forma, quando aplicamos nossa mente e coração para aprendermos a Palavra de Deus e nos relacionarmos com Ele, teremos muito mais facilidade de discernir os acontecimentos que já estão previstos na Bíblia.

            Saber qual é o tempo de falar e qual é o tempo de ficar calado segue o mesmo raciocínio. O problema é que essa falta de conhecimento, faz muita gente se calar quando deveria falar, e faz muita gente discutir quando deveria se calar. Isso acontece tanto na vida espiritual quanto na vida emocional. Muitas pessoas deixam de expor suas ideias, suas emoções ou opiniões quando deveriam fazer o contrário. Esse silêncio não apenas causa prejuízo como também acaba dando voz àqueles que deveriam ficar calados.

            Está passando da hora da Igreja do Senhor Jesus se levantar como a voz profética dessa geração. Precisamos apresentar o posicionamento bíblico diante de temas que estão se normalizando para destruir nossa sociedade. Não podemos nos envergonhar do Evangelho, pois é poder de Deus para todo aquele que crê e condenação para quem o rejeita (Rm 1:16; Mc 16:16).

            Devemos nos calar diante de discussões tolas que não edificam, mas devemos pregar o evangelho para as vidas que estão perdidas como ovelhas que não tem pastor. As pessoas precisam de referências e nós temos que ser a luz deste mundo. Seja luz!

(2 Tm 2:16; Mt 9:36; 5:14)  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo