Um elemento surpresa

 Colossenses 1:24-29

24 Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja. 25 Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus, 26 o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. 27 A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória. 28 Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. 29 Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Você gosta de surpresa? Muita gente gosta de surpresas boas, é lógico. A vida é cheia de surpresas. Sempre nos deparamos com situações inesperadas que, dependendo de nosso estado emocional ou espiritual, nos tiram do eixo.

Mas elementos surpresas também fazem parte de estratégias militares. Geralmente algum tipo de arma secreta para ser usada em último caso, fazem a diferença para quem quer ganhar uma guerra. Popularmente chamamos de “uma carta na manga” . Nós também precisamos ter elementos surpresas para confundirmos o inimigo.

Deus afirma em Sua palavra que, em Seu plano de salvação, tinha um elemento surpresa, um plano que esteve oculto durante séculos e que seria o diferencial para alcançar todos os povos e raças, caso Israel falhasse em ser luz para todas as nações. Cristo e a Igreja é esse elemento. Nós somos a “carta na manga” com a qual Deus frustrou os planos de satanás de destruir a humanidade.

 I – Uma perfeita união -   v. 24

            Você acredita em “mula sem cabeça”? Não se assuste com a pergunta, mas pare para pensar um pouco: porque somos tentados a acreditar que Cristo perdeu o controle sobre Sua Igreja? Porque sempre nos sentimos tão fracos e impotentes diante das lutas e aflições neste mundo?

            Cristo é o cabeça e nós, a igreja, somos Seu corpo. O poder, a autoridade, o amor, o nome e o sangue de Jesus pertencem a nós por direito. Somos um com Ele, no Espírito Santo!

Existe uma razão espiritual e física para sermos chamados de mais que vencedores. Espiritualmente estamos ligados com Ele em sua morte e fazemos parte de Seu reino eterno e fisicamente somos seus representantes legais aqui na Terra. Portadores de todos os itens citados no parágrafo anterior. Nem os anjos nem os principados nem potestades tem esses privilégios que nós, como igreja do Senhor temos (Ef 1:20-23).

Efésios 1:20-23 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, 21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. 22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

 II – Um mistério que estava oculto – v.26-27  

            Enquanto as promessas, a lei, o culto, a adoração, o templo estavam apenas sobre um povo, em um único lugar para representar a presença e o mover de Deus na humanidade, agora, pela igreja, tudo isso foi descentralizado. Cada crente é um sacerdote, cada cristão é um templo, todos nós temos o poder e a autoridade de Cristo sobre todas as coisas. Espalhados nos quatro cantos do planeta, cumprindo o excelente plano de Deus em abençoar todas as famílias da terra. Por isso que satanás ficou “pirado” com o início da Igreja, tentou de todas as formas parar aquela que é imparável.

            Cristo veio estabelecer seu reino eterno, não limitado a território geográfico, cultural ou religioso. Esse reino está dentro de cada um que O recebe como Senhor e Salvador. (Ef 3:3, 1 Co 1:7; Ap 5:10; 1 Pe 2:9; Ez 36:26-27; 2 Co 3:3).

Efésios 3:3 isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente.

1 Coríntios 2:7 e não 1:7 Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.

Apocalipse 5:10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra".

1 Pedro 2:9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Ezequiel 36:26,27 26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. 27 Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

2 Coríntios 3:3 Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.

            Mesmo tentando implantar seus enganos em algumas igrejas (denominações), satanás não consegue parar a verdadeira Igreja que está acima do tempo e do espaço. O remanescente fiel que será arrebatado para as Bodas do Cordeiro Ap 19:7.

Apocalipse 19:7 Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou.

III – Lute na força de Cristo. v. 28-29             

            Que estamos em guerra, não é novidade para ninguém. Desde o dia em que tomamos a decisão de entregar nossa vida a Cristo, parece que nosso mundo virou de cabeça para baixo. Na verdade, isso acontece porque passamos a andar na contramão de um mundo que está prestes a entrar em colapso.   Na medida que amadurecemos espiritualmente, passamos a andar de vitória em vitória, pois aprendemos que nossa luta é espiritual, nossas armas são espirituais, e que não se trata simplesmente de nós, se trata do Deus a Quem servimos. Nossos propósitos são alinhados aos de Cristo que passa a lutar nossas guerras. E todos que se levantarem contra nós terão que se vê com Ele.

            A partir de hoje, nós precisamos andar, agir e viver como vencedores. Nossa postura vai determinar nossa vitória. Assuma uma posição de soldados que tem à frente de batalha O Senhor dos Exércitos, o Rei dos reis. Lembro de que, em épocas onde a igreja não tinha essa notoriedade que tem hoje e ainda sofria muitas perseguições, mas os crentes cantavam jubilantes: “O nosso General é Cristo, seguimos os Seus passos, nenhum inimigo nos resistirá!” Aleluia!

            O elemento surpresa em sua vida será uma nova postura que você terá a partir de hoje. Seja qual   for a área de sua vida, deixe fluir a autoridade de Cristo através de você. Seus inimigos serão confundidos, pois não vão mais conseguir frustrar os planos de Deus para sua vida.

            Assim como Deus revelou Seu plano para Paulo ser ministro desse mistério, Ele está abrindo nossos olhos para vivermos estas verdades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo