Levante-se para um novo tempo

 2 Samuel 13:13-23

Dentre muitas razões da Bíblia ser chamada de “a verdade” está o fato de que ela conta a história da vida de pessoas grandemente usadas por Deus, sem esconder seus fracassos, seus pecados e suas lutas interiores. Olhando um pouco mais de perto, percebemos que todos eram pessoas normais como eu e você, mas com um grande diferencial, eles sabiam se reerguer segurados pelas mãos daquele que os havia chamado; pela poderosa mão de Deus.

Davi foi a única pessoa na bíblia chamado de “homem segundo o coração de Deus.” Mas como pode um homem segundo o coração de Deus cometer pecados assim? E porque Deus matou a inocente criança e não o rei adúltero e assassino?

Em tempos difíceis e de situações delicadas, não tem como deixar de fazer perguntas difíceis para Deus. Afinal, temos a esperança de que alguma resposta possa nos trazer consolo ou satisfazer nosso senso de justiça própria.

 1 – Como obter respostas às perguntas difíceis? – Jó 14:17    

           As perguntas que surgem diante das situações extremamente complicadas sempre fizeram parte da humanidade. Acredito que por isso os grandes pensadores de todas as épocas buscavam descrever os questionamentos através de mitologias, misticismo ou mesmo de religiões que pudessem trazer algum conforto para a alma aflita diante de tantas limitações. Afinal, parece que algumas coisas acontecem para nos lembrar do quanto somos impotentes.

            Muito antes de Moisés escrever o livro de Gênesis, outras civilizações já tinham sua própria maneira de entender o mundo físico e o metafísico. Já haviam leis éticas e morais. Ou você acha que antes dos dez mandamentos as pessoas não sabiam que não podiam assassinar, mentir ou cobiçar a mulher do próximo?

            Dentre muitas razões de Deus ter escrito os dez mandamentos, está o fato de que a nação de Israel estava sendo formada e precisava de uma “Constituição Federal” ou “Código Civil” que estabelecesse a lei e a ordem. Afinal o Decálogo ou as Dez Palavras, como são chamadas, se desdobram em mais de seiscentas ordenanças. No Direito é como se fossem as leis, os artigos, os parágrafos e incisos.

            Toda esta explicação se faz necessária para entendermos pelo menos dois importantes fatores. Primeiro fator: Deus trata com Davi segundo a Lei que ele conhecia muito bem. A única pessoa que tinha uma cópia da Lei naquela época, além do sumo-sacerdote, era o rei (Dt 17:18-19). Segundo fator: Deus trata com a humanidade segundo Seus padrões e Suas leis, não segundo o entendimento comum, as escolas filosóficas ou os achismos religiosos (Rm 11:34; Is 40:13).

            Independente se você acredita ou não, Deus existe  e Ele não pode ser manipulado por nenhum de nós. Toda a humanidade está morta, apenas aguardando o dia do juízo de Deus. Só estão vivos os que aceitam a Cristo e permanecem nele até a morte. Em outras palavras, tudo aquilo que a humanidade tem sem reconhecer a Cristo, já é lucro, pois a realidade em que vivem é o mais próximo que terão daquilo que chamamos de vida. Após isso, é morte eterna (Jo 3:18; 5:24; Cl 2:13; Ef 2:1).

            O mesmo Jesus que pediu perdão pelos seus opressores na cruz, também disse: “quem não é por mim, é contra mim” e “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim”

            A única forma de obtermos respostas às perguntas difíceis é conhecendo às Escrituras, pois assim conheceremos a Deus e teremos paz nEle, mesmo quando as respostas não vierem, pois teremos a fé e a esperança de que Ele está no controle e faz com que todas as coisas cooperem em conjunto, para o bem daqueles que O amam (Mt 22:29; Rm 8:28).

 2 – Como superar mesmo quando nossos pedidos não são atendidos? – Mt 26:39

            Jesus nos deixou o exemplo. Podemos orar assim: “Senhor eu quero muito algo, mas se o que eu estiver pedindo não condiz com os Teus planos, então, que prevaleça a Tua vontade”. Orar assim não é falta de fé, demonstra humildade e submissão à vontade de Deus. Mas aí vem a pergunta: E aquele texto que diz que “tudo quanto pedirmos em oração, crendo,  receberemos”? (Mt 21:22; Jo 11:22; 14:13).

                Em uma era onde a informação, a alimentação e até mesmo os relacionamentos se tornam superficiais e instantâneos, incorremos no risco de exigir que os mesmos processos ocorram nas demais áreas de nossas vidas. Por isso temos a geração mais privilegiada, mas também mais apodrecida de todas. A tecnologia e os avanços científicos e cibernéticos não foram capazes de nutrir a alma falida de uma sociedade extremamente egoísta e distanciada de seu Criador. Vivem cada vez mais segundo seus próprios corações e só se lembram que existe um Deus quando algo de ruim acontece consigo mesmo. Não espere que Ele esteja sempre pronto a dar respostas a quem nem mesmo procura saber se Ele existe ou muito menos saber Sua vontade.

 3 – Não despreze o amor e a graça de Deus – João 3:16                        

            Você lembra daquele ditado popular que diz que “o cair é do homem, mas o levantar é de Deus?  Pois é, mas todos sabem que nunca foi e nunca será fácil levantar. Não temos detalhes dos pedidos de Davi enquanto ele estava prostrado no chão durante toda aquela semana. Quantas vezes ele deve ter pedido a Deus que o levasse no lugar da criança! Davi arcou com as consequências de seu pecado, embora tenha sido perdoado. Sua filha foi estuprada pelo próprio irmão, seu filho mais velho, para se vingar matou o irmão que abusou de sua irmã, dentre outras consequências.

            Não foi fácil para Davi entrar no templo e adorar a Deus depois daquela notícia pré-anunciada. Por isso ele foi chamado de “homem segundo o coração de Deus”, por cumprir a vontade e os planos do Senhor, mesmo diante de suas fraquezas e limitações, com tantas lutas e sérios problemas familiares. Ele era como nós mesmos, só que amava a Deus mais do que a própria vida e não esperava ter uma vida perfeita para poder servir ao Senhor.

            Deus sabe quais foram ou serão os nossos pecados ou as nossas perdas neste ano, mas saiba que estamos caminhando para os últimos meses e que Ele continua com a Sua mão estendida sobre os Seus e com a porta da salvação aberta para todo aquele que se arrepender. Ele não é injusto e tem o controle de todas as coisas e todas as vidas, passadas, presentes e futuras. Entrar em desespero é desprezar Sua graça e Seu cuidado para conosco. Quer crer e agir assim, estará preparado para ser levantado por Ele para um novo tempo! 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo