A verdade por trás de tudo

João 1:1-5

Em um tempo onde a verdade fica quase que ofuscada por causa do silêncio daqueles que deveriam proclamá-la enquanto os enganadores estão difundindo o medo através de mentiras, exageros e continuam manipulando a grande maioria, será se somos capazes de responder a grande pergunta, “Quem está certo?”
Desde os tempos mais remotos, o constante duelo entre polos extremamente opostos são a causa de discórdias, brigas, divisões, guerras e mortes.   
Na tentativa de igualar esse duelo, foram criados alguns mecanismos para torna-lo mais “emocionante”, do tipo: não existe verdade absoluta; o mal não é tão mal nem o bem é de todo bom; cada um tem sua verdade, depende do ponto de vista; dentre tantas outras afirmações que chamei aqui de mecanismos, pois são linhas filosóficas que são repetidas por muitos, ao longo dos séculos, que nem mesmo se dão ao luxo de procurar saber de onde vieram, apenas repetem mecanicamente, para tentar dar algum sentido à sua vã maneira de viver (1Pe 1:18).    
O Cristianismo é a única religião no mundo que fez as afirmações que fez e ainda continua de pé. Existe uma razão para isso e, para aqueles que estão realmente dispostos a descobrir a verdade, ela está patente aos olhos de um coração sincero. Espero que você seja um destes.

1. Comece pelo começo – v. 1
            A regra é clara, para não tomar partido de forma equivocada, é necessário sempre ouvir os dois lados da história. Quando ouvimos alguém tentando se explicar de forma desesperada, o que a gente diz? “Calma, respira fundo e comece do começo”.    
              Quando o Apóstolo João escreveu o Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, no final do primeiro século, após a destruição de Jerusalém em 70 d.C e após o martírio de Pedro, a igreja estava sendo fortemente perseguida e o culto ao Imperador Domiciano era obrigatório. Em um momento onde parecia que o mal estava prevalecendo e que não havia saída para tão grande tribulação, João escreve o mais espiritual dos evangelhos, onde apresenta Jesus como Deus e faz a Igreja lembrar  quem são os herdeiros das mansões celestiais (Jo 1:12; 14:1-2). 
            Quando passamos por conflitos, tensões e lutas que tendem a nos levar ao desespero, precisamos respirar fundo, erguer a cabeça e procurar a verdadeira razão de estarmos em determinada situação. Não existe só o lado ruim e desastroso da situação, precisamos voltar ao início e analisar como tudo começou. Quando agimos assim, logo percebemos que nenhuma luta dura para sempre e, somos consolados com esta fantástica declaração de Jesus que João nos deixou: ...“no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

2. Afinal, quem está certo? v. 5
Toda discussão existe porque cada lado defende aquilo que acredita ser a verdade. O que muita gente não entende é que, embora sim, exista a verdade absoluta, os pontos de vista não são absolutos, são divergentes. As formas de interpretação da verdade podem divergir e a maneira como cada um aplica a verdade, de acordo com o seu contexto, também pode ser diversificada. O problema não está em interpretar a verdade de maneira diferente, mas de maneira correta e não se achar o dono da verdade.    
Diante da aparente confusão, surgiu então, mais uma afirmação que parece verdade, mas não é: que a verdade depende do seu ponto de vista e de que todos os caminhos levam à verdade ou à Deus. Como se não bastasse, as divisões não existem apenas entre as religiões, mas dentro de cada religião existem pontos de vista diferentes. No Judaísmo na época de Jesus existiam os Zelotes, os Fariseus, os Essênios; no Islamismo existem os xiitas e os sunitas; no Espiritismo, o alto e o baixo espiritismo; no Catolicismo, os maristas, beneditinos, franciscanos; no Protestantismo, existem os tradicionais, os pentecostais, os neopentecostais. Tudo isso é apenas uma amostra muito resumida e simplista para termos uma noção do emaranhado de ideias e ideais que mais confundem do que ajuda a humanidade. 
 Para resolver tudo isso, a própria Verdade teve que descer do céu mas o mundo não o compreendeu (v.5).
3. Sabe por que a verdade sempre prevalece? v.3
            Jesus afirmou ser a verdade e João afirmou inspirado pelo Espírito Santo, que todas as coisas foram feitas por ele e sem ele, nada do que foi feito se fez. A verdade sempre prevalece porque Cristo é a verdade (Jo 14:6). Não há nada que o ser humano faça “escondido” que um dia não será exposto e, todos, absolutamente, todos irão comparecer diante dele para prestar-lhe contas de tudo que se fez e disse nesta vida.  (Lc 12:11; Mt 10:26; Hb 4:13; Mt 12:36). E isso deveria fazer toda a diferença em nossa vida.
 A única forma de não sermos enganados sobre a eternidade ou de não entrarmos em desespero diante das circunstâncias difíceis é a através do conhecimento da verdade. Porque você acha que Deus nos deixou Sua Palavra por escrito? É a melhor forma de conhecermos Sua vontade. Existem muitas pessoas sérias e comprometidas com a Verdade e todos aqueles que almejam alcançá-la, tem um encontro pessoal com Cristo.                                      
Como filhos de Deus em Cristo Jesus, nós deveríamos conhecer e confiar mais nas verdades do Evangelho. Quem assim procede, não entra em desespero, muito menos é levado pela astúcia dos homens que induzem ao erro (Ef 4:14; 2 Co 4:2).    
Quando Cristo se manifestar a esse mundo, o que está bem perto de acontecer, não só a salvação e a glória serão manifestos, mas também todos aqueles que foram guiados pelo Seu Espírito que nos conduz a toda a verdade (Jo 15:3). Você está pronto para essa verdade? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não ceda à pressão

Minha família coberta pelo sangue do Cordeiro

Tinha tudo para dar errado... mas deu certo